Publicidade
Deslizamento de terra ameaça comunidades Quilombolas e indígenas no Rio Trombetas
A água barrenta causada por deslizamento de terra na margem do Rio Mapuera no dia 28 de maio de 2022. Agora chega as comunidade Quilombolas do Rio Trombetas (Cachoeira Porteira, Abuí, Tapagem, etc.). Já dura 6 dias desde o ocorrido, porém, a relatos de que continua havendo mortes de peixes e até mesmo jacarés nas regiões próximas do desabamento de terra. Ou seja, a situação ainda continua crítica nas aldeias indígenas e comunidades quilombolas.
LEIA TAMBÉM
Água amarelada atinge comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira após deslizamento de terra no Rio Mapuera
Segundo moradores de Cachoeira Porteira, a água com coloração amarelada chegou a comunidade no dia 31 de maio de 2022. Conforme as informações, a coloração da água não está tão suja quanto a que foi vista próximo a aldeia Mapuera e Bateira. Porém, é nítido a diferença de cor entre a água do rio Trombetas e do Mapuera.
Publicidade
Água do Rio Trombetas é analisada após deslizamento de terra no Rio Mapuera
Como medida de saúde e segurança, foi realizado a coleta de amostras de água para serem analisadas em laboratórios. Espera-se verificar com as análises se a condição da água do rio é ideal ou não para o consumo humano. Enquanto isso indígenas, quilombolas e ribeirinhos fazem o que podem para procurar outra fonte de água potável. Na vila de Cachoeira Porteira os moradores contam com uma mina de água. Contudo, ribeirinhos que vivem na "beira" do rio não dispõe dessa alternativa e estão contanto coma ajuda das lideranças municipais.
Publicidade
Ações emergenciais em curso para ajudar comunidades atingidas por deslizamento de terra no rio Mapuera
Lideranças competentes como o Ministério Público Federal (MPF), Lideranças Indígenas, Lideranças Quilombolas, Fundação Nacional dos Índios (FUNAI) e Prefeitura Municipal de Oriximiná já estão tomando medidas necessárias e organizando possíveis ações para dar ajuda e suporte as pessoas atingidas por essa catástrofe natural com filtros d'águas e cestas básicas de alimento. Também foi marcado uma visita dessas lideranças no local do deslizamento, nas aldeias e comunidades quilombolas atingidas. Na câmera dos vereadores está havendo reuniões e debates para providenciar ações mais efetivas em relação a situação. Saiba mais assistindo o vídeo abaixo!
VEJA O VÍDEO DO ACONTECIMENTO!
Comments