top of page

Enchente histórica em Cachoeira Porteira deixa dezenas de casas embaixo d'água

Atualizado: 8 de jul. de 2023


 

Publicidade


Não se ver uma enchente dessa magnitude em Cachoeira Porteira (CPT) desde vinte dois anos atrás em 2000. A nova enchente do rio Trombetas de 2022 deixa dezenas de famílias fora de seus lares e em situação de emergência.


Porto fluvial de Cachoeira Porteira embaixo d'água
Porto fluvial de Cachoeira Porteira embaixo d'água

Enchente de 2000 ainda é comparada à atual, causando problemas para moradores e comércio


Os moradores da comunidade relatam que a nova enchente não é nem o começo da que foi registrada no início do ano 2000. No entanto, a enchente desse ano já começou inundar o porto fluvial deixando diversas casas de moradores no fundo d'água. Forçando os mesmos a abandonarem seus imóveis e objetos pessoas. Além de está dificultando o embarque e desembarque de mercadorias e suprimentos na comunidade.


 

Publicidade


Enchente do Rio Trombetas deixa moradores sem casa e dificulta comércio na comunidade


Segundo o Sr. Ivanildo morador e ex-presidente da comunidade de Cachoeira Porteira diz que aproximadamente 30 casas próximo ao porto já estão submersas pela água do rio Trombetas. Esta situação está fazendo com que as pessoas estejam ficando sem suas casas e tendo que ficarem em casas de familiares e amigos próximos.



Enchente em Cachoeira Porteira afeta moradores de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, forçando desalojamento de famílias


Assim como Cachoeira Porteira, existe famílias em aldeias indígenas próximas que estão passando pelos mesmos problemas de enchente do rio, como relata um morador da aldeia Tawanã o Sr. Amaika.


Abaixo alguns vídeos sobre a situação do aumento do nível do rio Trombetas em Cachoeira Porteira. Relatos dos próprios moradores da comunidade! Veja também no YouTube.




Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
PUBLICIDADE

RECEBA NOTÍCIAS GRÁTIS

Receba diariamente as últimas notícias sobre a região do rio Trombetas e do mundo relacionado a pesca esportiva.
Faça login para conectar-se com membros
Veja e siga outros membros, deixe comentários e muito mais.

VOCÊ PODE GOSTAR DE