top of page

Cachoeira Porteira a Maior Comunidade Quilombola Já Titulada do Brasil!

Atualizado: 23 de jun. de 2023

UMA BREVE HISTÓRIA DE CACHOEIRA PORTEIRA


Por Jheiffison Clemente Souza

Porto de fluvial de Cachoeira Porteira

A origem da Comunidade de Cachoeira Porteira: uma história de escravidão e trabalho no Baixo Amazonas


O início da história da comunidade de Cachoeira Porteira (CPT) pode ser contata com a chegada dos negros na região do baixo Amazonas, no final do século XVIII. Os negros Africanos eram recrutados para trabalhar como escravos na região do baixo Amazonas, principalmente no município de Óbidos, onde diversos coronéis mantinham extensas fazendas de cacau.


Publicidade


História de luta e resistência na Comunidade de Cachoeira Porteira: uma narrativa da época da escravidão


Nesta época as fugas dos escravos eram constantes. Os negros fugiam para os Rios Trombetas e Erepecuru, enquanto os coronéis organizam campanhas de captura dos fugitivos. Com o tempo os escravos fugitivos começaram a subir as cachoeiras do Rio Trombetas, onde o acesso era mais difícil, dificultando a captura.


LEIA TAMBÉM


A ocupação de Cachoeira Porteira: do início dos registros históricos à abertura da estrada perimetral Norte


Os primeiros registros históricos de ocupação de Cachoeira Porteira datam 1865. Porém a história deste lugar muda em 1972, quando o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER faz abertura de 220 quilômetros da estrada perimetral Norte a partir de Cachoeira Porteira.


Crescimento e mudanças em Cachoeira Porteira: a chegada da hidrelétrica e o aumento do fluxo migratório


Pouco tempo depois a empreiteira Andrade Gutierrez instala na região uma vila para receber o contingente de trabalhadores que construiriam uma hidrelétrica na região. O fluxo migratório para Cachoeira Porteira aumenta e diversos descendentes de escravos que habitavam a região do rio Trombetas se instalam a beira da estrada.


Publicidade


Luta e determinação na Comunidade de Cachoeira Porteira: da abandono da hidrelétrica à conquista da titulação do território


No final da década de 80 o projeto hidrelétrico e a vila de moradores da empreiteira são abandonados. Permanecem em Cachoeira Porteira algumas famílias que iniciam um processo de organização social e política em prol do reconhecimento e titulação do território de Remanescente de quilombola de Cachoeira Porteira. O restante desta história de luta e determinação foi conquistada a poucos anos.


Vitória histórica na Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira: a entrega do título coletivo de terra


Em 2018 o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) beneficiou entorno de 189 famílias no município de Oriximiná-PA, na comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira, com a entrega do título coletivo de terra aos remanescentes de quilombos. Com esse título em mãos a comunidade de Cachoeira Porteira se tornou a maior comunidade quilombola já titulada do Brasil. Um marco histórico para aqueles que contribuíram assiduamente para esta vitória que será inesquecível para todos os moradores de CPT.


Publicidade


Gostou dessa pequena história da Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira? Se sim! deixe sua curtida, comentário e se cadastre no blog, por que assim que chegar novas histórias e assuntos relacionados com a comunidade e o ecoturismo você ficará sabendo em primeira mão, a sua participação é muito importante para que continuemos a escrever cada vez mais sobre a região de Cachoeira Porteira e Oriximiná.



Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Stephany Olgaides
Stephany Olgaides
2022年4月30日

✊🏼👏🏼👏🏼👏🏼 resistência e luta compõe esta breve história de Cachoeira Porteira.

いいね!
PUBLICIDADE

RECEBA NOTÍCIAS GRÁTIS

Receba diariamente as últimas notícias sobre a região do rio Trombetas e do mundo relacionado a pesca esportiva.
Faça login para conectar-se com membros
Veja e siga outros membros, deixe comentários e muito mais.

VOCÊ PODE GOSTAR DE 

MAIS DE FISHING RIO TROMBETAS