top of page

O Que é a Pesca Esportiva?

Atualizado: 25 de jun. de 2023

A Pesca Esportiva para muitas pessoas é simplesmente uma pesca de lazer. Mas, também tem outro significado mais preciso... Quando você ouve o termo Pesca Esportiva, qual é a primeira coisa que vem à mente? Para muitos, de forma geral, é uma pesca voltada para o esporte. Para o pescador mais experiente é um certo tipo de pesca que envolve muito mais do que apenas remessar uma linha com anzol.


Por Jheiffison Clemente Souza

mulher pescando

A Pesca Esportiva, para os pescadores mais experientes, é o ato de pegar e soltar o peixe, devolvê-lo aos rios, lagos, oceanos ou mares, a diversão é pegar o peixe, fotografá-lo, cuidar da oxigenação dele e garantir que ele siga vivo, assim, a espécie será preservada e mais pescadores terão a mesma diversão.


Existem muitos outros tipos de pesca. Aqui está uma lista rápida de alguns dos métodos mais populares para pegar peixes.


A maioria das pessoas fora do mundo da pesca consideram todos os itens acima como Pesca Esportiva, com exceção da pesca comercial. Embora muitos provavelmente também não saibam a diferença entre pesca esportiva e pesca comercial. Vamos dar uma olhada na diferença entre elas.

Qual é a diferença entre pesca comercial e pesca esportiva?

A diferença entre pesca esportiva e pesca comercial é simples,


A pesca esportiva é feita para o lazer recreativo, enquanto a pesca comercial é feita para fins lucrativos.


Publicidade


Pescadores esportivos usam uma vara e um molinete para pegar os peixes desejados. Com um transporte fluvial como barco, lancha, canoa ou caiaque ou até mesmo em terra firme, eles saem pelos rios, mares ou acenos em busca de seus troféus em uma viagem muitas vezes bem-sucedida. Ao final da pescaria, todos os peixes fisgados são devolvidos para seu habite. natural.

pesca na praia

Pescadores comerciais usam longas linhas, redes e outras táticas para pegar centenas, senão milhares de peixes de uma vez e vendê-los para mercados de peixes, empresas ou fábricas para a obtenção de lucros.



Rede de pesca

A pesca comercial intensiva pode afetar as populações de peixes e por essa maneira regulamentos de pesca são implementados para limitar a quantidade de uma determinada espécie que você pode capturar por certo período. A pesca esportiva é muitas vezes refutada devido às pessoas confundirem com a pesca comercial.



Impactos Ambientais da Pesca Recreativa e Comercial

A pesca esportiva e comercial apresentam aspectos bem diferentes como podemos ver, mas uma grande preocupação são os Impactos Ambientais de cada tipo de pesca. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um.


Pesca comercial

Rede de pesca com peixe

Do ponto de vista ambiental a pesca comercial é muitas vezes menosprezada. Existem algumas grandes razões para isso, como os métodos de pesca utilizados e o que eles podem trazer como resultado.


Publicidade


LEIA TAMBÉM

Alguns métodos acabam capturando mais do que apenas as espécies que estão tentando capturar. Isso é perigoso para muitas espécies consideradas ameaçadas de extinção e até mesmo para aquelas que não estão ameaçadas. Á diferentes tipos de métodos de pesca usados por pescadores comerciais em todo o mundo, aqui estão os tipos mais comuns: Long-Lines, Armadilhas e potes, Dradging, bolsa de pesca na Sena, Pólo e Linha, Rede de emalhar, Arrasto, etc.


Pesca Esportiva

A pesca esportiva é uma operação de pesca em escala muito menor e, portanto, tem muito menos impacto no meio ambiente e na economia. O uso de vara e molinete é o método mais comum usado na pesca desportiva. Os pescadores gostam de sentir a luta de um peixe no final de sua linha. É uma sensação muito emocionante e única de lutar e cambalear com um grande peixe. Além da pesca com vara e carretel, também existe a pesca submarina e mergulho livre.


Homem pescando

Impactos Econômicos da Pesca Esportiva e da Pesca Comercial

A pesca é uma grande indústria. Seja comercial ou esportiva, há uma grande demanda mundial pela indústria pesqueira. A pesca esportiva no Brasil é muito praticada assim como a pesca comercial em todo seu território. De uns anos para cá a indústria da pesca esportiva no Brasil cresceu bastante, e passou a oferecer muitos empregos. No entanto, tanto a pesca comercial como a esportiva desempenham papeis importante nas economias locais.


Publicidade


A conservação do local de pesca é sempre de vital importância na indústria pesqueira. Conhecer e cumprir os regulamentos legais é muito importante para ajudar a proteger a pescaria. Quer você esteja pescando por diversão ou por trabalho, estar atento à conservação e usar métodos corretos e melhores ajudará a garantir que nossas pescarias durem por muitos anos.

Não deixe de fazer sempre a sua parte!



134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
PUBLICIDADE

RECEBA NOTÍCIAS GRÁTIS

Receba diariamente as últimas notícias sobre a região do rio Trombetas e do mundo relacionado a pesca esportiva.
Faça login para conectar-se com membros
Veja e siga outros membros, deixe comentários e muito mais.

VOCÊ PODE GOSTAR DE 

MAIS DE FISHING RIO TROMBETAS